VIII Capítulo Provincial Extraordinário da Província Nossa Senhora Aparecida



A Província Nossa Senhora Aparecida celebrou de 30/09 a 05/10 o seu VIII Capítulo Provincial Extraordinário em preparação ao XXII Capítulo Geral Ordinário cujo tema é “RUMO A PROFECIA DO ENCONTRO: MARIA VISITA ISABEL – O carisma nos desafia a uma espiritualidade ‘ecológica’”.
Iniciou-se com um dia de espiritualidade sobre a encíclica Laudato Si do Papa Francisco, sob a assessoria de Fr. Oton da Silva Araújo Júnior, OFM. As capitulares perceberam o quando Deus está agindo. Em tudo o que era dito ia ao encontro do que estava realmente sendo intuído como desafiou em preparação ao Capítulo Geral para uma ecologia integrada.
Os trabalhos capitulares sobre os Caminhos da Beleza, da Cruz e do Cuidado foram marcados por intensa reflexão, debates na busca de processos e propostas em vista do XXII Capítulo Geral Ordinário. Tudo transcorreu num clima de muita alegria, serenidade, responsabilidade no desejo de construir o Reino de Deus, a partir do cuidado da nossa Casa Comum.
Durante a realização do Capítulo vivemos dois momentos celebrativos muito fortes: a celebração o Transito de São Francisco de Assis, onde tivemos a oportunidade de partilhar em que São Francisco nos inspira e questiona e, com a alegria e júbilo a Missa Solene de São Francisco de Assis, presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, que, com uma inspirada sabedoria, nos deu pistas preciosas para uma ecologia integrada. Refletiu sobre 3 propostas para construir a
casa comum: a Revolução Teológica, a Revolução Antropológica e a volução
Ecológica.
Com o coração agradecido por uma semana debruçadas sobre a nossa espiritualidade e por podermos ter sonhado juntas o futuro do instituto, encerramos o VIII Capítulo Provincial Extraordinário da Província Nossa Senhora Aparecida como povo de Deus a caminho, com uma procissão de Nossa Senhora Aparecida pedindo a sua bênção e proteção.